AVISOS:

@ Para dúvidas, sugestões e/ou reclamações, mande-me um e-mail: michellemuniz2010@ig.com.br, ou deixe um recado no post, que assim que possível eu responderei.

@
Todas as imagens que aqui disponho são COPIADAS DA INTERNET, algumas com seus devidos créditos.

IMPORTANTE!: Peço desculpas se demorar a responder às perguntas deixadas aqui no blog; estou com dificuldades para acessar a internet em minha casa. Por isso, peço um pouco mais de paciência!

domingo, maio 02, 2010

Chá de Bebê

Karlota foi incubida de planejar um chá de fraldas para uma amiga nossa que tá de nenêm. Como ela teve dificuldades pra organizar, pediu minha ajuda, e fiquei de pesquisar na net sobre algumas idéias. Vamos começar então:

(")

COMO ORGANIZAR O CHÁ DE FRALDAS OU CHÁ DE BEBÊ (PASSO A PASSO)


O Chá de Fraldas ou Chá de Bebê acontece no 6º mês na gestação de gêmeos ou no 7º mês na gravidez comum. É tradicionalmente organizado por uma amiga, irmã ou pela própria mãe da grávida.

É tradicionalmente realizado na tarde de sábado ou domingo,  com duração máxima de 3 horas, mais que isso, pode tornar cansativo para a mamãe e convidados.

O chá de fraldas só para mulheres está perdendo espaço para os homens. Afinal, os papais estão participando cada vez mais da gravidez e nada mais justo que participem do evento e convidem seus amigos. O único cuidado neste caso é que as brincadeiras sejam divididas, pois se as brincadeiras forem mistas, os homens costumam dominar as brincadeiras e não deixar espaço para as mulheres.
Para fazer um chá de fraldas de sucesso devemos seguir alguns passos:

  1. Fazer a Lista de convidados;
  2. Providenciar as Lembrancinhas;
  3. Solicitar para uma amiga organizar as Brincadeiras e providenciar os Brindes;
  4. Decidir com uma amiga as Prendas ou Castigos;
  5. Definir o local do chá de fraldas;
  6. Definir o horário e respectivo Cardápio;
  7. Definir se vai ser chá de bebê ou chá de fraldas;
  8. Organizar a lista de presentes para o chá de bebê ou definir a quantidade de fraldas por tamanho para o chá de fraldas;
  9. Providenciar a Decoração;
  10. Convidar as pessoas quinze dias antes do evento;
  11. Providenciar os comes e bebes;
  12. Pensar nos detalhes da organização (Leia abaixo);
  13. Se divertir muito no seu chá de baby!!!!
Detalhes da organização do Chá de Fraldas ou Chá de Bebê:


  • Carregar a máquina fotográfica antecipadamente e eleger uma pessoa que tenha “foco” para ficar com a máquina a tira-colo;
  • Grave as músicas que tocará na festa antecipadamente;
  • Verifique se o espaço, mesa e cadeiras são suficientes para servir todos os convidados;
  • Se no local terá disponível freezer, fogão, forno de microondas;
  • Como você irá forrar as mesas;
  • Se os guardanapos, copos, xícaras, talheres, pratos são suficientes;
  • É sempre bom reservar um pano e materiais de limpeza em caso de imprevistos;
  • Verifique se o banheiro disponível tem papel-higiênico extra, sabonete e toalha;
  • Nada de colocar saquinho de supermercado para forrar o lixo, deixe isso pra casa;
  • Leve etiqueta e caneta para colocar no presente o nome da pessoa que a presenteou.
  • E por último, prepare um caderno de anotações para que os convidados possam deixar recados, conselhos e desenhos para os papais e bebês! É uma lembrança inesquecível.



BRINCADEIRAS E BRINDES PARA O CHÁ DE FRALDAS OU CHÁ DE BEBÊ


Muitas mamães preferem não fazer brincadeiras, ótimo, não fique constrangida pela sua escolha. O importante é que você se sinta bem no evento do seu bebê. Você pode levar uma camiseta toda branca e pincel para tecido e pedir para os convidados assinarem e desenharem.  Poderá fazer também sorteios de brindes, se quiser liberar uma brincadeira super leve para as convidadas, segue sugestão:


Proibido falar o nome da Futura Mamãe: 


Quando as convidadas chegarem à festa, a organizadora (sua irmã, cunhada, amiga) explica a brincadeira e amarra uma fitinha no braço da convidada. A convidada que falar o nome da futura mamãe perde a pulseira para quem a ouviu falando. As convidadas criarão nomes alternativos como mãejona, sobrenome, mãe do “bebê”. No final ou no meio da festa, quem tiver com mais fitinhas ganha o brinde. É uma brincadeira divertidíssima, porque toda hora alguém acaba esquecendo e falando o nome. Se a pessoa estiver com várias fitas e falar o seu nome, perde todas as fitas para quem ouviu.



>>> Para as mamães que optaram por brincar, lembre-se que as brincadeiras devem ser divertidas, delicadas e de bom gosto. Reserve um tempo para as brincadeiras (no máximo uma hora), os convidados também querem simplesmente conversar. Seguem dicas de brincadeiras convenientes que agradarão a todos.


Adivinhar o tamanho da Barriga: 


Vá passando entre as convidadas uma caixa com novelo de lã, tesoura, caneta e etiquetas adesivas. Cada convidada irá cortar um pedaço da lã que corresponde ao tamanho da circunferência da barriga da mamãe, colocam o nome na etiqueta adesiva, prende na lã cortada, deixe na caixa e passa para a convidada seguinte. A gestante experimentará todos os pedaços. Ganhará a convidada que mais se aproximar ou acertar o tamanho da barriga.






Adivinhe quem é a mãe: Recorte figuras de bebês de mães famosas, enumere e cole numa folha de cartolina. Coloque os números correspondentes dentro do saquinho e peça para as convidadas pegarem um número e adivinhar o nome da mãe do bebê correspondente. Se errarem, pagam prenda, se acertarem ganham um brinde.


Batata quente de fralda suja: Coloque numa fralda descartável chocolate derretido, para fingir que o nenê sujou. Coloque uma música e comece a passar a fralda entre as convidadas, quando a música parar, a pessoa que estiver com a fralda, saí da roda. A pessoa que ficar até o final, ganha um brinde.


Quadro de fotos das convidadas quando bebês: No convite peça para cada convidada levar uma foto de quando era bebê. Conforme chegarem, a organizadora (sua irmã, cunhada, amiga) pega a foto e prega numa cartolina com durex. Coloque o quadro com as fotos para a mamãe adivinhar quem são os bebês. Nos acertos, a mamãe ganha um abraço e beijo da convidada que ela acertou. Se errar, paga uma prenda. Esta brincadeira é muito saudável e divertida, todos relembrarão de suainfância e emoções virão à tona.


Tradicional adivinhar os presentes (para chá de bebê): A mamãe de olhos vendados terá que adivinhar o que é o presente ou quem deu. Se a mamãe errar terá que pagar uma prenda, se acertar, a convidada que deu o presente que paga a prenda. Separe no máximo dez presentes para fazer esta brincadeira, se passar disso, fica muito cansativo e demorado. Esta brincadeira fica mais engraçada quando a mamãe erra de propósito, falando coisas absurdas sobre o presente, quando for algo como toalha, fala que deve ser uma piscina inflável, fica muito divertido. Ultimamente os castigos estão bem mais leves, afinal, a intenção não é deixar ninguém constrangido, e sim, todos se divertirem. 


Alternativa a Tradicional brincadeira de adivinhar os presentes: A mamãe abre o presente assim que a convidada chega. Agradece, escreve o nome da convidada no papel e deposita numa caixinha. Quando todas as convidadas chegarem, comece o sorteio dos brindes. 


Achar a chupeta: Antes da festa começar, pregue com durex uma chupeta por baixo de uma cadeira. No meio do evento comunique que quem estiver na cadeira com a chupeta, ganhará um brinde.


Jogo das Fraldas: Esta brincadeira é semelhante a brincadeira das cadeiras. Chame 5 convidadas e entregue 4 fraldas. Coloque uma música e peça que fiquem trocando as fraldas, quando a música parar a que estiver sem a fralda sai da brincadeira. Retire uma fralda e continue com a brincadeira até sobrar a participante ganhadora.


>> Brincadeiras para homens:


Nomes de produtos para bebê: Distribua folhas de sulfite e caneta entre os participantes.  Cada participante terá um minuto para escrever nomes de produtos para bebê. O que escrever o maior número de produtos ganha um brinde. As mulheres podem ajudar de longe, para a animação ser maior. O futuro papai também pode participar.


Brincadeira da papinha: Faça um mingau de aveia e coloque em pratos descartáveis fundos. No fundo do prato coloque um pirulito pequeno ou bala. O convidado terá que procurar o pirulito ou bala com a boca, ganha quem achar primeiro.


DICA: Na hora das brincadeiras, vale colocar músicas infantis para animar ainda mais os convidados. Balão Mágico, Trem da Alegria, Patati-Patatá, Xuxa, Eliana. As músicas infantis trazem ótimas lembranças para todos.

Brindes para o Chá de Fraldas ou Chá de Bebê:


Os brindes são produtos simples, basta caprichar na embalagem e se divertir com as amigas! Seguem sugestões:


Guloseimas: Pirulitos Coloridos grandes;  Saquinhos com Bombons;


Utilidades: Espelhinho de bolsa, Bijuteria;


Papelaria: Canetas divertidas, Lapiseira colorida, bloquinho de recado.


PRENDAS OU CASTIGOS PARA O CHÁ DE FRALDAS OU CHÁ DE BEBÊ


As prendas ou castigos devem ser de bom gosto, afinal, a intenção não é deixar ninguém constrangido, e sim, que todos se divirtam.  Atualmente estão utilizando muito enfeitar as futuras mamães e convidadas com fantasias:

  • Perucas;
  • Nariz de palhaço;
  • Máscaras;
  • Óculos grandes coloridos;
  • Plumas;
  • Peito e barriga em EVA;
  • Tiaras/Gigolete/Arcos com anteninha;
Estes artigos podem ser encontrados em lojas de artigos para festas.


A tradicional brincadeira de pintar um bebê na barriga da grávida pode ser uma boa opção, desde que liberada antecipadamente pela mamãe. O bebê é desenhado traço por traço durante a festa, cada traço corresponde um castigo. Antes de iniciar a brincadeira, teste a caneta ou batom que será utilizado na pele do antebraço e verifique se sairá com facilidade. Lembre-se que a futura mamãe não poderá esfregar esponja na barriga para tirar os desenhos.


Existem também os castigos relacionados ao bebê, como trocar fralda da boneca, ler um verso infantil, cantar uma música de ninar. São bem adequados a esta ocasião desde que a futura mamãe seja desinibida para cantar ou recitar um verso em público.


As convidadas também podem pagar castigos/prendas. Uma forma divertida de impor os castigos é anotá-los num papel e colocar dentro de bexigas/balões. Algumas bexigas devem  ter escrito “Imunidade”. A convidada deverá escolher a bexiga/balão e estourá-la para cumprir a prenda escrita no papel que poderá ser: coloque nariz de palhaço.



SUGESTÃO DE DECORAÇÃO PARA CHÁ DE FRALDAS OU CHÁ DE BEBÊ


A decoração é condição inicial para o sucesso de uma festa, não sendo diferente no chá de fraldas ou chá de bebê. Seguem algumas dicas para tornar a sua decoração um sucesso.


Decoração do Ambiente do Chá de Fraldas ou Chá de Bebê:


Deve haver harmonia na decoração do Chá de Fraldas. Algumas pessoas abusam dos brinquedos da sua infância, deixando o ambiente pesado ou colorido demais. A coerência é a palavra chave para decorar um evento de Chá de Fraldas. Não pode ser sóbrio, pois o evento é de boas vindas ao bebê, mas também não pode ser colorido e enfeitado demais, afinal não é aniversário infantil.


Escolha uma cor de destaque (azul, rosa, amarelo ou verde) e a utilize com o branco na decoração com fitas e balões/bexigas. Desta forma não tem como errar.


Os balões metalizados em forma de mamadeira e chupeta são ótimos para enfeitar este ambiente. 
Depois podem ser levados para a maternidade. A maioria das maternidades não aceitam flores no quarto, mas estes tipos de balões são liberados.


Algo muito utilizado nos Chá de Fralda é um painel com informações dos futuros papais e do bebê. Coloque fotos dos papais ainda bebês, da época em que se conheceram, casamento, fotos da barriga da mamãe, fotos do bebê (exame ultrassonografia / ecografia).


Decoração da Mesa do Chá de Fraldas ou Chá de Bebê:


A mesa pode ter como enfeite principal um bolo de fraldas. Também podem ser utilizados as bonecas ou ursinhos que enfeitarão o quarto do bebê, desde que dê tempo para lavar antes do nascimento. Se tiver nichos com bonecas, também podem ser utilizados na parede por trás da mesa. As lembrancinhas também são ótimas opções para enfeitar a mesa.


Utilize uma toalha de mesa na cor branca. Pode fazer apliques de patchwork ou apliques de bordado com assuntos infantis encontrados em armarinhos, neste caso é só prender com dois pontos de linha para retirar depois da festa.


Uma ótima opção é comprar em lojas de artesanato cavalinho de pau, trem e cadeira de balanço em MDF, é só pintar em casa na cor escolhida, fica mais barato. Estes enfeites servirão para decorar o quarto do bebê.


Faça brigadeiro de colher e coloque em copinhos transparentes, amarre uma fitinha no copinho e na colher. Forre os potinhos do kit de higiene com papel crepom e o utilize para colocar marshmellow e pirulitos de cor mais clara. Utilize a bandeja do kit de higiene para acomodar as lembrancinhas.


Local para colocar os Presentes:


Se os bebês já tiverem chiqueirinho ou carrinho, poderá utilizá-lo como suporte de presente durante o evento, é só amarrar umas fitas para enfeitá-lo. Ou poderá cobrir uma caixa de papelão grande com papel e enfeitar com laços de fitas que combinem com a decoração da mesa.


LINDAS LEMBRANCINHAS PARA O CHÁ DE FRALDAS OU CHÁ DE BEBÊ


A lembrancinha é uma forma carinhosa de agradecer a presença das convidadas. O tipo de lembrancinha é muito pessoal, algumas mamães preferem as do tipo comestíveis, outras mamães preferem os enfeitinhos ou utilidades.


A lembrancinha de bebê pode ser encontrada pronta em lojas de produtos infantis, feira de artesanato ou Internet. Também pode ser feita em casa, pela futura mamãe, vovó ou alguém próxima com habilidades manuais. 


Sugestões de Lembrancinhas encontradas Prontas:


Biscuit: Bebês, Bebezinhos na xícara, Imã de geladeira;

Resina: Porta Recado; Imã de geladeira;


Miniaturas: Mini mamadeira, mini sabonetes, mini hidratantes,


Acrílico ou MDF: Porta trecos,  Potinhos com amêndoas, Potinhos com jujuba.


Chocolate: Pirulito de Chocolate em forma de menina ou menino; Bombons com o nome do bebê na embalagem;


Outros: Saches perfumados, Chaveiros, Ponteiras de Lápis; Marcadores de Página; Latinha com Confetes.




Sugestões de Lembrancinhas feitas pela grávida:


Pegue um pirulito grande e colorido e com fitilhos coloridos amarre os papeizinhos no pauzinho do pirulito com os dizeres: Lembrança do meu chá de bebê, com data e nome do Bebê. Esta lembrança não requer prática nem habilidades manuais.


Muito utilizado nas lembrancinhas de chá de cozinha, os Cup cakes (mini bolos) também são ótimas opções para lembrancinha de chá de fraldas, e pode ser feito por você (veja receita). A cobertura pode ser com pasta americana, com personagens em biscuit comestível, glacê colorido com granulados ou açúcar colorido. A embalagem pode ser forminha com uma fit




a de cetim amarrada, dentro de xícaras enfeitadas ou em caixinhas de MDF (veja modelos).








Outra lembrancinha comestível para o chá de fraldas ou chá de bebê é o Bem-Nascido (veja receita). Capriche na embalagem que pode ser de papel crepom amarrado com fita de cetim ou caixinhas de MDF (veja modelos).


Pode fazer também um marcador de livros com a técnica de Scrapbook (Veja modelo).
Seja qual for a lembrancinha escolhida, além de ser um mimo muito apreciado entre as convidadas, traz charme para o evento.  Não esquece de anexar um bilhete agradecendo a presença da convidada com a data do evento e nome do bebê.


Opção de dizeres na lembrancinha:

Que bom que você veio ao meu chá se divertir!
Que bom que você fez minha mãe sorrir!

Peço desculpas por desta comemoração eu não poder participar…
é que agora estou muito ocupado, pois tenho que crescer e engordar.

Pelo presente que você trouxe, gostaria de agradecer pessoalmente.
Sei que minha mãe gostou bastante, pois posso senti-la muito contente.

Estarei chegando em breve, falta só mais um pouquinho.
Quando eu nascer, venha me visitar…e conhecer o meu quartinho.

(")


http://www.gravidezdegemeos.com/

15 comentários:

  1. ADOREI todas as dicas! Era exatamente o que eu estava procurando para organizar o chá de fraldas da minha irmã. Tks!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas orientações. Procurava brincadeiras para o chá que farei com minhas colegas de serviço e adorei!!!!!
    Abraços*Ü*

    ResponderExcluir
  3. Muuuito obrigada pelas dicas!!!!!!
    São claras, práticas e muuuuito úteis!!!!
    Vai me ajudar com o meu chá de bebê!!!!
    Beijos
    Glaucia

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blog....estou adorandooo!!!!
    As dicas do cha de fralda, valiosas!!!!!
    Super dica...

    ResponderExcluir
  5. perfeito este blog...util demais...me ajudou muito.....valeu..

    ResponderExcluir
  6. Estou sempre envolvida com chás de bebê, sou designer e crio convites para as festinhas de chá de bebê... Adorei as dicas. Principalmente as brincadeiras. Vou indicar o blog pras mamães que me perguntam como podem deixar a festinha mais animada. bjos

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito, dicas maravilhosas...

    ResponderExcluir
  8. Michelle,

    Meu nome é Renata e sou de BH também.
    Gostaria de dicas de locais para fazer chá de bebê, material e buffet. Tudo bem simples, para 20 ou 30 pessoas, no máximo.
    Se puder me ajudar, agradeço

    ResponderExcluir
  9. Nossa, parabéns pelo blog. Amei tudo, muito simples de fazer. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  10. oi, estou organizando o chá de bebê da minha irmã as dicas estão me ajudando muito. obrigada.

    ResponderExcluir
  11. oi, estou organizando o chá e bebê da minha irmã gostei muito das dicas.

    ResponderExcluir
  12. parabéns pelo blog.....estou fazendo um chá de bebê surpresa para minha prima as brincadeiras são otimas.......

    ResponderExcluir
  13. parabéns pelo blog....estou fazendo um chá de bebê surpresa para minha prima e as idéias irão me ajudar muito

    ResponderExcluir
  14. Amei as dicas..... Serão de grande ajuda.... :D

    ResponderExcluir
  15. gostei do site...porem ele eh muito escuro.. ficou cansativo para ler até o final...mas me ajudou bastante...parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar seu recado! Assim que possível retribuirei a visita!
Beijinhos!